segunda-feira, 18 de junho de 2012

Plano de Aula

Reino Fungi












OBJETIVOS DA AULA 

Geral: 

Conhecer a importância dos fungos no ambiente 

Específicos: 
  • Conhecer os principais grupos de fungos que formam o Reino Fungi; 
  • Conhcer o ciclo biológico dos fungos; 
  • Conhecer o modo de vida dos fungos;
  • conhecer o papel ecológico dos fungos nas florestas;
  • conhecer produtos gerados por fungos; 

CONTEÚDO ABORDADOS 

  • Classificação do Reino Fungi 
  • Ciclo biológico dos fungos 
  • Importância dos fungos na degradação de materia orgânica 
  • Produtos gerados por fungo
  • Diversidade de Macrofungos

METODOLOGIA 


Utilizará-se a o blog como meio informativo. Serão desenvolvidas aulas sobre os conteúdos propostos. Essas aulas serão postagens que compreenderão textos, imagens, diagramas e vídeos. 

AVALIAÇÃO 

 Será proposto um questionário com perguntas relacionadas ao tema da aula. As perguntas terão grau de dificuldade: 1- fácil; 2-intermediário; 3-difícil. Cada resposta certa contará uma pontuação, de acordo com o grau de dificuldade da pegunta. As respostas serão analisadas, para percebermos se houve ou não algum tipo de aprendizagem.

REFERÊNCIAS 




AMABIS, J; MARTHO, G. R. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo: Moderna, 1990.
BENETTI. B.; CARVALHO, L. M. 2002.  A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de ciências. In: Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 8. São Paulo. Atas.

BONONI, V.L.; CAPELARI, M.; TRUFEM, S.F.B. Cultivo de cogumelos comestíveis. 2.ed. São Paulo: Ícone, 1999. 206p.

MAZIERO, R. 1990. Substratos alternativos para o cultivo de Pleurotus spp. 136p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

NYOCHEMBENG, L.M.; BEYL, C.A.; PACUMBABA, R.P. Optimizing edible fungal growth and biodegradation of inedible crop residues using various cropping methods. Bioresource Technology, v.99, p.56455649, 2008.

PRZYBYLOWICZ, P.; DONOGHUE, J. 1988. Shiitake Growers Handbook: The art and science of mushoom cultivation, Kendall/Hunt Publishing Company, Iowa, USA. 217 p.

RAVEN, H.P.; Evert, R.F.; Eichhorn, S.E. 2001. Biologia Vegetal. 6.a ed., Editora Guanabara Koogan.
SANTOS, J.C.; ALVES, L.F.A.; CORRÊA, J.J.; SILVA, E.R.L. (2007). Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do Ensino Médio de Cascavel, Paraná. Ciência & Educação, 13(3): 311-322.

SILVA, H. C.; ZIMMERMANN, E.; CARNEIRO, M. H. S.; GASTAL, M. L.; CASSIANO, W. S. 2006. Cautela ao usar Imagens em aulas de Ciências. Ciência e Educação, v. 12, n. 2, p. 219, 233.
TAVARES, W. 2001. Manual de Antibióticos e Quimioterápicos Antiinfecciosos. Atheneu, São Paulo, Brasil. 1216 p.









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